O movimento Plástico Transforma, iniciativa do PICPlast - Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico, uma parceria entre a ABIPLAST e a Braskem, realiza anualmente desde 2016 um mapeamento da reciclagem de plásticos no Brasil por meio de pesquisa de mercado. Esse estudo também tem por objetivo atender ao compromisso do setor para acompanhamento das metas da Polpitica Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS junto ao Ministério do Meio Ambiente
A MaxiQuim Assessoria de Mercado, empresa parceira responsável pela pesquisa, criou uma plataforma para a coleta de dados multi-polímeros, que registra e monitora a entrada e saída de dados em tonelagens de resíduos consumidos e de produto reciclado, respectivamente. Com isso, buscamos calcular os índices de reciclagem mecânica de plásticos no Brasil, além de coletar dados gerais da IRMP com o intuito de acompanhar a evolução da reciclagem de plásticos e entender o tamanho e a dinâmica do mercado brasileiro.
Vale ressaltar que todo e qualquer dado fornecido para a pesquisa é de total sigilo e confidencialidade e que a divulgação dos resultados do trabalho se dará unica e exclusivamente de forma consolidada, sem exposição de informações individuais das empresa respondentes. O acesso a da plataforma é liberado após a conclusão do cadastro feito por um funcionário representante da empresa. Isso significa que o acesso dos recursos da plataforma depende do fornecimento de informações e da aceitação da Política de Privacidade. Entre as funcionalidades disponíveis estão facilidade e autonomia para informar e editar os seus dados e login individual para cada empresa, com privacidade e confidencialidade dos dados.